O que é ASO? Descubra o Que é, para Que Serve e Porque é Importante.

O que é ASO Descubra o Que é, para Que Serve e Porque é Importante.
Ter um sistema de gestão eficaz melhora sua capacidade de identificar continuamente os perigos e controlar os riscos em seu local de trabalho. Dessa forma, o gerenciamento de saúde deve incluir o exame ASO, que nada mais é do que um atestado de saúde que comprove sua situação médica para estar trabalhando. Vamos entrar em mais detalhes a seguir.

Você sabe o que é ASO? Para que serve? Ou ainda por que ele é importante? Bem, se sua resposta for não para uma ou mais dessas perguntas, então você está no lugar certo! Pois, é exatamente para esclarecer essas dúvidas, que decidimos criar o artigo de hoje! Deste modo, continue lendo até o final e saiba mais a respeito do Atestado de Saúde Ocupacional.

 

Em resumo, um sistema de gestão de SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) engloba diversos itens essenciais para o bem-estar do profissional. Além de programas e políticas internas que cuidam dos funcionários, são necessários sistemas e registros para incluir padrões de funções, cargos, riscos ocupacionais e segurança perante suas atividades. 

 

Ter um sistema de gestão eficaz melhora sua capacidade de identificar continuamente os perigos e controlar os riscos em seu local de trabalho. Dessa forma, o gerenciamento de saúde deve incluir o exame ASO, que nada mais é do que um atestado de saúde que comprove sua situação médica para estar trabalhando. Vamos entrar em mais detalhes a seguir.

O que é Atestado de Saúde Ocupacional (ASO)?

Em suma, o Atestado de Saúde Ocupacional, mais conhecido como ASO, é um termo usado para descrever uma variedade de exames de saúde de funcionários exigidos pelos empregadores. O objetivo principal do atestado, é prevenir lesões e doenças relacionadas ao trabalho.

Assim, um ASO pode, ou não, atestar que o profissional está apto para o trabalho, dependendo de sua condição de saúde. Além disso, o Atestado de Saúde Ocupacional pode ser dos tipos: admissionais, demissionais, entre outros que veremos logo adiante.

Qual a importância do ASO para as empresas?

Em geral, as verificações de saúde ocupacional são mais comumente usadas para determinar se um indivíduo está fisicamente apto para um determinado trabalho. Logo, são essenciais para que as empresas mostrem que estão seguindo as legislações e cuidando dos profissionais. 

Para que serve e quais são os tipos de ASO

Alguns trabalhos exigem habilidade física especial, como aqueles que envolvem levantamento de peso ou outro esforço físico. Deste modo, o ASO é quem determina se os recém contratados, estão de fato aptos para exercer tais funções.

 

Pense nos deveres de trabalho de um bombeiro em comparação com um trabalhador de escritório. Com toda a certeza, ambos os cargos possuem atribuições distintas que devem ser consideradas durante a avaliação do novo contratado e/ou candidato.

 

Além disso, os exames de saúde dos funcionários servem também para identificar condições pré-existentes. Que por sua vez, possam tornar um funcionário mais suscetível aos efeitos de substâncias perigosas ou outros riscos no trabalho. Agora, vamos conferir quais são os tipos de ASO e como cada um deles funciona:

Admissional

Basicamente, uma ASO admissional é um exame geralmente realizado por um profissional de saúde para determinar se um funcionário está clinicamente apto para o trabalho, bem como para exercer as funções específicas exigidas. Neste caso, é solicitado por um empregador, como parte do processo de avaliação de risco. Todavia, normalmente é realizado somente depois de ter feito uma oferta de emprego.

 

Considerando tais fatores, o ASO admissional pode incluir um histórico e exame físico de rotina, triagem de drogas e/ou trabalho de laboratório completo. Vale ressaltar que em alguns casos, os funcionários também podem ser obrigados a realizar testes de capacidade física para medir sua capacidade de realizar uma tarefa específica.

 

Deste modo, o Atestado de Saúde Ocupacional Admissional, possui como objetivo determinar onde o funcionário pode ser colocado para funcionar da melhor maneira possível, sem correr risco de lesão. Logo, os resultados dos exames de sangue e outras informações clínicas também podem ser usados para estabelecer uma linha de base no início do emprego. Essas informações podem ser usadas para avaliar mudanças no estado de saúde que podem ocorrer posteriormente.

Demissional

Por sua vez, há também o Atestado de Saúde Ocupacional Demissional, que assim como o nome sugere, é realizado quando o profissional pede demissão ou é demitido por alguma causa específica. Para este atestado, o enfermeiro realiza todos os exames físicos e mentais sob as condições em que ele trabalhava e atesta sua qualidade de saúde para sair da empresa em questão.

Periódico

Além dos já citados, há também o ASO Periódico. Frequentemente, pelo menos 1 vez ao ano, os trabalhadores que foram expostos a riscos ocupacionais, como toxinas ou outras substâncias, são submetidos a exames médicos para gerenciar os efeitos duradouros em sua saúde.

 

Estes exames, por sua vez, são fundamentais para revelar a existência de riscos à saúde no local de trabalho e permitir que o empregador faça mudanças para melhorar a saúde e a segurança do trabalhador. Em alguns casos, exames especiais de saúde podem ser realizados logo após o término de uma tarefa envolvendo riscos que podem, porventura, causar danos futuros à saúde do trabalhador.

 

É importante frisar que, caso seja atestado algum problema de saúde relacionado com a sua função, mudanças devem ser realizadas. Além é claro, de encaminhar o funcionário para um tratamento ou até mesmo, um afastamento temporário.

Aso para mudança de função

Sempre que um profissional realizar uma mudança de função dentro da própria empresa, deve realizar o ASO para a função que ele irá se encontrar. Assim como os outros exames, ele deve atestar que o profissional está apto para assumir o novo cargo e deve-se realizar os periódicos conforme eram feitos na função antiga.

Retorno ao trabalho

Por fim, e não menos importante, temos o ASO de Retorno, que nada mais é do que o exame feito quando o profissional retorna ao trabalho. Geralmente, é feito pelo trabalhador que teve que ficar afastado por motivos médicos, seja por algum acidente ou tratamento. Para este exame, o enfermeiro do trabalho examina todas as suas funções e emite (ou não) o atestado para que ele retorne às suas atividades ou fique por mais tempo afastado.

Outras informações importantes sobre o ASO

As verificações são realizadas por enfermeiros e médicos de saúde ocupacional e fisioterapeutas e psicólogos ocupacionais. É um requisito obrigatório da NR 07, portanto, é obrigatório para empresas que oferecem riscos aos trabalhadores.

 

Deste modo, as consultas são feitas com o enfermeiro do trabalho, que encaminha o cliente sempre que necessário para um médico do trabalho. Quanto às validades, estas dependem do risco do profissional e variam entre 90 a 135 dias.

O ASO é obrigatório? Benefícios e motivos para contratar uma empresa especializada

Em geral, a avaliação de saúde ocupacional é usada para aconselhar a gerência sobre os problemas de saúde de um funcionário em relação ao seu trabalho. Bem como, para fazer recomendações sobre ajustes razoáveis que podem ser considerados para garantir um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para esse funcionário.

 

Assim, contratar pessoas especializadas nesse ramo, pode oferecer maior confiabilidade para a empresa, além de cuidar dos funcionários e enquadrar a empresa nos requisitos de saúde e segurança do trabalho. Portanto, nunca hesite quando se trata de qualidade profissional, a saúde e vida dos trabalhadores devem aparecer em primeiro lugar.

 

Neste ponto, nós da Pro Ocupacional podemos te ajudar. Principalmente, porque além de fornecer todos os especialistas em medicina ocupacional e segurança do trabalho, disponibilizamos serviços exclusivos para proporcionar aos seus funcionários, um serviço excelente. Caso queira, entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais.

Importância dos Treinamentos no Trabalho

Mudança da Segurança do Trabalho – Como fica a partir de agora?

Como se Proteger do Coronavírus no Ambiente de Trabalho?

Gestão Ambulatorial – Quais os Benefícios de Contratar esse Serviço para a sua Empresa

Medicina
Ocupacional

Temos uma equipe de consultores e assessores, trabalhamos na elaboração, implantação e o acompanhamento, visando a redução de acidentes e o controle da exposição de riscos.

Treinamentos
Empresariais

Realizamos diversos tipos de treinamentos nas mais variadas especialidades com acompanhamento técnico e direto podendo ser aplicado dentro ou fora de nossas unidades

Importância dos Treinamentos no Trabalho

Mudança da Segurança do Trabalho – Como fica a partir de agora?

Como se Proteger do Coronavírus no Ambiente de Trabalho?

Gestão Ambulatorial – Quais os Benefícios de Contratar esse Serviço para a sua Empresa

+ 0
Anos de Mercado
+ 0
Empresas Atendidas
+ 0
Postos de Atendimento

Precisa da nossa ajuda?
Entre em contato com nossa equipe comercial

Deixe nosso time de especialistas te mostrar nossas soluções inovadoras para sua empresa.

Como prefere entrar em contato?