Os Benefícios da Medicina Preventiva para as Empresas e seus Colaboradores

Os Benefícios da Medicina Preventiva para as Empresas e seus Colaboradores
A seguir, vamos conferir outros benefícios da medicina preventiva para as empresas e seus colaboradores. Mas, antes de prosseguirmos, vamos entender exatamente do que se trata a medicina preventiva.

De maneira geral, a medicina preventiva é uma especialidade médica dedicada a evitar o desenvolvimento de doenças, bem como reduzir o impacto de enfermidades e melhorar a qualidade de vida de pacientes em tratamento. Quando aplicada em empresas, a medicina preventiva é capaz de reduzir perdas financeiras e melhorar a qualidade de vida dos funcionários e colaboradores.

 

Além disso, cuidar da saúde de quem trabalha com você é, hoje em dia, um ponto de destaque quando falamos do setor empresarial. Afinal de contas, os funcionários desejam e as empresas ganham muito com isso.

 

Deste modo, evitar que problemas sérios aconteçam, demandando tempo de afastamento do colaborador, é fundamental, já que pode diminuir os afastamentos por consulta ou até por necessidade de repouso. Neste ponto, a medicina preventiva é capaz de interferir positivamente nos lucros da própria organização. Uma vez que, as ausências implicam diretamente na produção final da instituição.

 

A seguir, vamos conferir outros benefícios da medicina preventiva para as empresas e seus colaboradores. Mas, antes de prosseguirmos, vamos entender exatamente do que se trata a medicina preventiva.

O que é Medicina Preventiva?

Com a intenção de cuidar do ser humano como um todo, visando evitar doenças com a intenção de não precisar tratá-las no futuro, a medicina preventiva possui um papel muito importante. Especialmente na vida laboral. Isso porque, evita a diminuição de produtividade e gastos desnecessários por conta da falta de prevenção de situações quase sempre antecipáveis.

 

Entretanto, para que funcione de forma adequada, a medicina preventiva é dividida em algumas etapas, formando uma estratégia de prevenção, são elas:

Prevenção Primordial

A prevenção primordial incita o cuidado para que a pessoa não se exponha ao risco. Em resumo, se trata de estratégias para evitar a exposição aos fatores de risco que causam as enfermidades. Neste caso, podem ser utilizadas campanhas antitabagismo para não fumantes, incentivo a prática regular de atividade física e assim por diante.

Primária

Já a prevenção primária corresponde a etapa onde o especialista orienta o cuidado para a pessoa que já está exposta ao risco, evitando assim o aparecimento efetivo da doença. No caso do tabagismo, promove, para quem já fuma, o abandono do vício.

Secundária

Por sua vez, a prevenção secundária é onde é promovido o controle, bem como o hábito de certificar via exames e consultas para evitar o desenvolvimento de doenças. Neste tipo, podemos citar o caso da mamografia. 

 

Uma vez que, ainda que sem nenhum sinal de problemas ou suspeita, recomenda-se o exame de tempos em tempos, a partir de determinada idade.

Terciária

Já a medicina preventiva terciária cuida de quem já adquiriu a enfermidade. Neste contexto, é onde de fato ocorre o tratamento. Com a intenção de sanar o problema adquirido, os profissionais de medicina preventiva buscam a terapia mais adequada para ajudar o colaborador a se tratar o mais rápido possível.

Quaternária

Por fim, a medicina preventiva quaternária é a exposição da real situação para que o paciente possa, por si, decidir como quer proceder no tratamento da sua enfermidade. 

Assim, são utilizadas estratégias para evitar ou atenuar o excesso de intervenções no tratamento da doença, onde será fornecida as informações necessárias e suficientes para que o paciente possa tomar decisões autônomas, sem falsas expectativas e conhecendo as vantagens e desvantagens dos métodos diagnósticos ou terapêuticos propostos.

Quais são os Benefícios da Medicina Preventiva

Como vimos, a medicina preventiva é um ganho não apenas para os funcionários, como também para a empresa que a promove. Afinal de contas, todos saem ganhando de alguma forma, seja com a promoção da sua saúde, seja com a economia dos seus fundos. Desta maneira, os principais pontos a se relevar são:

Aumento da produtividade: com a saúde funcionando de forma plena, há diminuição de faltas no quadro de funcionários. Logo, menos interrupções e, por consequência, maior produtividade. Deste modo, os objetivos são alcançados com mais excelência e a equipe trabalha com maior disposição.

 

Menor desperdício de recursos: por existir a orientação correta para cada caso, somada a cuidados desde o primeiro momento para que os quadros se agravam cada vez menos, a necessidade de busca por médicos reduz significativamente.

 

Melhor qualidade de vida para os funcionários: a prática de ginástica laboral, por exemplo, faz com que o funcionário que fica sentado o dia todo diante do computador pare por alguns minutos e se alongue. Assim, quebra o ciclo de sedentarismo, acorda e ativa os músculos e consegue evitar problemas como lesão por esforço repetitivo, tal como problemas de coluna.

 

Atração e retenção de talentos: uma empresa que cuida de seus colaboradores é sempre vista com bons olhos. Cativa e conquista o respeito dos profissionais mais bem qualificados, que passam a desejar fazer parte do time.


Menores possibilidades de processos: a prevenção de situações oriundas do próprio trabalho em si, acarreta maior segurança para a empresa. Problemas decorrentes da prática do ofício podem gerar ações de cunho trabalhista e evitar esse tipo de atrito é sempre a melhor escolha.

A Importância da Medicina Preventiva para a sua Empresa e por que Contratar uma Especializada

Assegurar que os funcionários estejam saudáveis é um ato, além de nobre, inteligente. Uma empresa formada por um time que tem pleno funcionamento alcança muito mais produtividade e visibilidade. Além de conseguir alcançar seus objetivos de forma mais adequada, encanta os demais que a acompanham, a tornando desejada e respeitada.

 

Todavia, para isso ocorrer, é necessário investir na medicina preventiva. Como vimos, esse investimento garante a integridade pessoal de cada membro da sua equipe. Entretanto, para que esse investimento não traga mais gastos que benefícios, a contratação de uma empresa especializada faz toda a diferença.

 

Logo, saber em quais programas preventivos aplicar, ponderar quais os fatores importantes a serem desenvolvidos naquele determinado segmento, são tópicos que não precisam demandar tempo do gestor. Ou seja, a contratação da empresa especializada torna todo o processo mais eficiente e sem preocupações.

 

Além disso, o funcionário que se sente cuidado, comumente rende mais e deseja entregar mais à empresa e acaba por vestir a camisa! Os proveitos de cuidar preventivamente de quem trabalha com você são, de fato, muitos.

Importância dos Treinamentos no Trabalho

Mudança da Segurança do Trabalho – Como fica a partir de agora?

Como se Proteger do Coronavírus no Ambiente de Trabalho?

Gestão Ambulatorial – Quais os Benefícios de Contratar esse Serviço para a sua Empresa

Medicina
Ocupacional

Temos uma equipe de consultores e assessores, trabalhamos na elaboração, implantação e o acompanhamento, visando a redução de acidentes e o controle da exposição de riscos.

Treinamentos
Empresariais

Realizamos diversos tipos de treinamentos nas mais variadas especialidades com acompanhamento técnico e direto podendo ser aplicado dentro ou fora de nossas unidades

Importância dos Treinamentos no Trabalho

Mudança da Segurança do Trabalho – Como fica a partir de agora?

Como se Proteger do Coronavírus no Ambiente de Trabalho?

Gestão Ambulatorial – Quais os Benefícios de Contratar esse Serviço para a sua Empresa

+ 0
Anos de Mercado
+ 0
Empresas Atendidas
+ 0
Postos de Atendimento

Precisa da nossa ajuda?
Entre em contato com nossa equipe comercial

Deixe nosso time de especialistas te mostrar nossas soluções inovadoras para sua empresa.

Como prefere entrar em contato?