Gestão Ambulatorial – Tudo o que você precisa saber para a sua empresa crescer!

Gestão Ambulatorial – Tudo o que você precisa saber para a sua empresa crescer!

Você sabia que contar com uma gestão ambulatorial na sua empresa facilita o atendimento dos seus funcionários em caso de acidentes, doenças, acompanhamentos e/ou exames periódicos? Além também, de ajudar a reduzir os custos de sinistralidade, responsáveis por aumentar as mensalidades dos planos de saúde? Assim, contar com um ambulatório médico dentro da empresa, é considerado por muitos colaboradores e funcionários como benefício. Portanto, acaba motivando esses funcionários e refletindo em sua produtividade!

Além do mais, diversos problemas de saúde podem surgir com o tempo. Logo, ter uma equipe especializada na empresa, facilita o diagnóstico e o acompanhamento. Consequentemente, a presença de um ambulatório médico dentro da organização, diminui inclusive, a procura por pronto atendimento. Uma vez que, caso seja necessário, qualquer tipo de ajuda médica, ela pode estar disponível dentro da empresa.

Dito isso, se você quer saber mais sobre como funciona a gestão ambulatorial da Pro Ocupacional, bem como outras informações, o artigo de hoje é perfeito para você! Afinal, hoje, iremos abordar o conceito, como funciona, porque investir na gestão ambulatorial, principais vantagens e muito mais! Portanto, confira a seguir todas essas informações e descubra como podemos te ajudar!

O que é a gestão ambulatorial e como funciona?

Em suma, a gestão ambulatorial nada mais é do que a terceirização do ambulatório médico de uma empresa. Ou seja, uma organização terceirizada, realiza a estruturação, implantação, administração, bem como, manutenção dos laboratórios dentro da própria organização. Desta forma, é uma maneira de promover a segurança e saúde dos colaboradores. Assim como, contribuir e aprimorar a qualidade de vida de todos os beneficiados.

Como dito anteriormente, este tipo de atendimento reduz significativamente, os gastos com saúde. Já que muitos dos problemas relatados pelos funcionários no exercício de suas funções, podem ser solucionados sem que seja necessário se deslocar até um pronto atendimento externo. Logo, além de diminuir os custos com os convênios, otimiza e diminui o tempo que este funcionário iria se ausentar para se consultar em uma clínica externa.

Por sua vez, a funcionalidade da gestão ambulatorial de uma empresa, pode ser dividida em 5 pontos fundamentais, sendo eles:

1. Gestão dos Recursos Humanos, envolvendo todas as equipes, incluindo os profissionais de saúde;

2. Gestão dos Recursos Físicos, abrange os insumos, materiais, medicamentos, equipamentos, mobiliários etc.;

3. Gestão dos Processos, onde por sua vez, envolvem os protocolos e procedimentos operacionais;

4. Gestão dos Indicadores Operacionais e Gerenciais, ou seja, apresentação de relatórios;

5. E por fim, a Gestão dos Documentos, onde é respeitado os padrões definidos e estabelecidos pela legislação vigente.

Por que investir em uma gestão ambulatorial?

Sem sombras de dúvidas, o zelo pela saúde dos funcionários e colaboradores, deve ser uma das preocupações de toda a empresa. Uma vez que, estes colaboradores e funcionários, merecem exercer suas funções em um ambiente que zele pela segurança e integridade de cada um deles.

Em síntese, a gestão ambulatorial de uma empresa, pode contar com uma equipe composta por especialistas que vão desde o clínico geral e médicos do trabalho, à fisioterapeutas, psicólogos e nutricionais. Logo, por meio da implantação do serviço, todos os funcionários

terão acesso a diversos profissionais, de acordo é claro, com a necessidade e estrutura de cada organização.

Dito isso, fazer a terceirização de uma gestão ambulatorial, promove benefícios não apenas para os funcionários, mas para a organização como um todo. Como por exemplo, a economia com custos investidos em saúde, qualidade no atendimento, aumento da produtividade, motivação, entre outros benefícios que iremos abordar no próximo tópico.

Principais vantagens para terceirizar a gestão ambulatorial da sua empresa

Em suma, as principais vantagens de contratar uma empresa para fazer a gestão ambulatorial da sua empresa são:

› Controle e acompanhamento referente as patologias dos colaboradores.

› Ações preventivas.

› Garantia do bem-estar dos funcionários e todos os beneficiados.

› Participação efetiva nas ações preventivas e campanhas de saúde.

› Controle de absenteísmo.

› Diminuição de sinistralidade junto ao convênio médico.

› Padronização de condutas médicas.

› Software de gestão de ambulatório.

› Temos uma equipe própria e capacitada para cuidar de todos os processos, isentando sua empresa de geração de custos extras.

Em geral, não se existe uma lei que obrigue que as empresas tenham ambulatórios em suas dependências. No entanto, segundo a NR7, é dever de toda a empresa zelar pela saúde física e psicológica de seus funcionários. Bem como, garantir a realização de exames antes do início de suas funções, durante (exames periódicos), ao mudar de função e em caso de demissão. Logo, estes processos relacionados a Segurança do Trabalho, podem ser realizados na própria empresa.

Gestão Ambulatorial é com o padrão de excelência da Pro Ocupacional, sabe por quê?

Simples, porque nós somos especialistas no que fazemos e podemos te ajudar a melhorar a gestão ambulatorial da sua empresa! Em geral, para oferecer um serviço de qualidade, desenvolvemos um programa de gestão ambulatorial sob medida, segundo cada tipo e tamanho de empresa. Desta forma, oferecemos um serviço personalizado de acordo com o que a sua empresa necessita. Sendo alguns deles:

· Montagem, implantação e administração de ambulatório

· Terceirização de pessoal

· Sistema de gerenciamento de dados totalmente informatizado – SOC

· Programas de qualidade de vida

· Atendimento médico e de enfermagem, ocupacional e assistencial (Atendemos as demais especialidades de acordo com a proposta de atendimento)

· Assessoria permanente nos assuntos relacionados a Saúde Ocupacional

· Integração com a Segurança do Trabalho, emissão de relatórios para órgãos públicos e obrigatórios por Lei.

É importante ressaltar que, embora não seja uma obrigação, promover a melhoria nas condições de trabalho, entre outros aspectos de higiene ambiental, são ações que resultam em um ambiente de trabalho saudável, com processos de melhoria contínua, proteção e zelo pela saúde e bem-estar físico e mental dos funcionários. Logo, faz parte de importantes políticas públicas de saúde, segurança e medicina do trabalho.

Com o exposto, fica fácil perceber que a gestão ambulatorial promove inúmeros benefícios tanto para a empresa, quanto para os funcionários. O que por sua vez, reflete em um bom desenvolvimento e crescimento da organização. Desta forma, invista na gestão ambulatorial e

garanta o crescimento saudável da sua empresa, retenha talentos, conquiste novos objetivos, renove-se e se reinvente! Para saber mais sobre os nossos serviços, acesse aqui.