Importância dos Treinamentos no Trabalho

Importância dos Treinamentos no Trabalho

Atualmente, muitas empresas investem em programas de treinamentos de funcionários. Que por sua vez, tem se mostrado bastante promissor, além de promover diversos benefícios as empresas. Desta forma, é possível notar o crescimento exponencial da procura por programas de treinamento e desenvolvimento para empresas e funcionários. Neste contexto, criamos o artigo de hoje, para demonstrar a importância dos treinamentos no trabalho e como estes podem promover resultados positivos para as organizações.

No geral, a prática vem ganhando destaque como um dos principais investimentos para capacitar funcionários, desenvolver suas habilidades e potencialidades. Bem como, ensinar os procedimentos do negócio, além das normas de segurança de cada organização. Logo, como consequência, promove o crescimento e desenvolvimento da empresa e a favorece com o bom desempenho dos trabalhadores. E logicamente, diminui a ocorrência de acidentes que possam vir a acontecer no desenvolvimento laboral de suas funções.

Com todo o exposto acima, o principal objetivo deste artigo, é te fazer compreender melhor a importância dos treinamentos no trabalho e como este investimento pode se tornar um verdadeiro aliado para a sua empresa. Vamos conferir?

Qual a importância de investir em treinamentos de segurança do trabalho?

No geral, uma das principais formas de se evitar acidentes laborais, é fazer com que os funcionários e colaboradores de uma empresa, entendam a importância dos treinamentos no trabalho e que coloquem em prática o que lhes foram ensinados. Somente quando os funcionários passam a conhecer as principais normas e medidas de segurança, é que eles começam a se prevenirem. Logo, como consequência, ocorre a diminuição dos acidentes no exercício de suas funções.

Além disso, como veremos nos próximos tópicos, os treinamentos no trabalho, promovem ações positivas que beneficiam tanto empresas, quanto funcionários. Tornando assim, um

ambiente de trabalho mais seguro e saudável para ambos. Vale ressaltar ainda que, promover palestras e treinamentos de segurança do trabalho, é uma das obrigações da empresa que devem satisfazer a legislação vigente.

O que deve ser abordado nos treinamentos de segurança do trabalho?

De acordo com o Ministério do Trabalho, é determinado que todos os funcionários expostos a riscos, recebam obrigatoriamente, treinamentos de segurança do trabalho. Neste contexto, a grande maioria das empresas brasileiras são obrigadas por lei, a oferecerem treinamentos que satisfaçam a legislação vigente. Onde, por conseguinte, o principal objetivo é conscientizar os colaboradores e evitar os acidentes laborais.

Atualmente, existem diversos treinamentos e palestras que podem ser ministrados na sua organização. Logo, merecem destaque aqueles que além de seguirem as famosas Normas Regulamentadoras, correspondem as necessidades de sua empresa. A seguir, confira alguns dos temas de treinamentos e palestras mais recomendados que tornam evidente a importância dos treinamentos no trabalho:

Norma Regulamentadora 5

Sem sombras de dúvidas, uma das palestras e treinamentos mais buscados para empresas, são os treinamentos relacionados a prevenção de acidentes, como trata a NR 5. No geral, a norma prevê a criação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, conhecido popularmente como CIPA.

Em resumo, uma das principais atribuições da CIPA, é treinar e certificar um funcionário, que deve ser eleito por votação direta dentro da empresa, para que este saiba como prevenir ou agir em caso de acidentes. Sendo assim, um dos principais treinamentos que se deve ser oferecido em sua organização.

Norma Regulamentadora 6

Em geral, a NR 6, é a norma que trata sobre o uso de equipamento de proteção individual, ou como também é conhecido EPI. Basicamente, as palestras ministradas com este tema, devem instruir os participantes sobre o uso correto dos equipamentos. Bem como, sobre a importância de se utilizar o equipamento de proteção individual. Além é claro, de demonstrar a diferença e a importância no uso do EPI e do EPC (equipamento de proteção coletiva) entre outras informações importantes a respeito do tema.

Norma Regulamentadora 10

Por sua vez, a NR 10 é a norma regulamentadora, que fala sobre a segurança em serviços com eletricidade. Sendo assim, de vital importância para os funcionários cujas funções os expõem a determinados riscos e acidentes relacionados a eletricidade.

Norma Regulamentadora 17

Já a NR 17, é a norma que trata da ergonomia no ambiente laboral. Ou seja, estabelece além de condições de trabalho, a prevenção de possíveis problemas de saúde relacionados a ergonomia. Como por exemplo, ter uma postura inadequada, utilizar equipamentos que não oferecem conforto e segurança e que contribuem para o surgimento de lesões.

Desta forma, os participantes passam a conhecer a importância de uma boa postura durante a realização de suas funções e quais os prejuízos, ter uma má postura podem causar a sua saúde. Consequentemente, o trabalhador passa a ter mais consciência e cuidado com a própria saúde.

Norma Regulamentadora 23

Assim como a CIPA, a NR 23 é uma das palestras que destacam a importância dos treinamentos no trabalho. Nesta norma, uma equipe deve ser treinada para saber como proceder no caso de incêndio. Ou seja, consiste na Formação de Brigada de Incêndio da empresa. Essa equipe, irá aprender a como tirar os demais funcionários da empresa, sem causar danos maiores e como se protegerem do fogo dentro do ambiente laboral.

Norma Regulamentadora 33

Assim como a NR 10 promove treinamentos para funcionários com funções especificas, a NR 33 promove treinamento de Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados. Sendo assim, destinado principalmente aos funcionários cujas funções sejam desenvolvidas em locais fechados. Logo, as palestras com este tema, visam capacitar os colaboradores, a exercerem suas funções laborais, prezando sempre por sua saúde e segurança.

Além dos treinamentos citados acima, palestras de higiene ocupacional e psicologia do trabalho são sempre bem vindas. Neste contexto, a realização destas palestras, visam criar um ambiente de trabalho eficaz e propicio para o desenvolvimento das funções laborais. Demonstrando ainda, que a empresa se preocupa e valoriza o bem-estar físico e mental de seus colaboradores e funcionários.

Principais benefícios e importância dos treinamentos no trabalho

Em resumo, promover palestras e treinamentos no trabalho promove diversos benefícios tanto para a organização, quanto para os funcionários. Alguns destes benefícios são:

  • Prevenção de acidentes laborais;
  • Redução de custos, principalmente com convênios médicos;
  • Diminuição do afastamento de funcionários;
  • Proporcionar maior bem-estar dos funcionários e colaboradores;
  • Estimular e aumentar o engajamento da equipe;
  • Aumento da motivação e produtividade;
  • Melhoria dos níveis de qualidade;
  • Vantagem competitiva;
  • Retenção de talentos;
  • Aumentar e evidenciar a credibilidade da empresa, entre outras.

Em quais circunstâncias devem ocorrer os treinamentos de segurança do trabalho?

Segundo o recomendado pelo Ministério do Trabalho, as organizações devem oferecer os treinamentos de segurança aos seus colaboradores e funcionários sempre que julgar necessário ou ainda em situações como:

  • Novas admissões;
  • Troca de função;
  • Mudança das tecnologias utilizadas;
  • Falta de motivação;
  • Alta no número de acidentes de trabalho ou afastamentos;
  • Alteração nos processos de desenvolvimento da empresa;
  • Padronização de hábitos na empresa, entre outras.

Como o pressuposto, fica claro que o melhor momento para se investir em treinamentos de segurança no trabalho é antes que os acidentes aconteçam. Logo, os treinamentos não são considerados por muitos como custo, mas sim como investimento. Uma vez que o retorno,

poderá ser entre outros, o aumento da produtividade, diminuição de acidentes laborais e uma equipe mais motivada.

Agora que você já sabe a importância dos treinamentos no trabalho, que tal conhecer um pouco mais sobre a Pro Ocupacional e descobrir como podemos te ajudar? Para isso, acesse aqui e entre em contato conosco. Além de treinamentos para a sua empresa, oferecemos serviços como: gestão ambulatorial, medicina ocupacional, medicina do trabalho e muito mais. Confira!

Tags:
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,