Qual a importância de ter segurança no trabalho?

Qual a importância de ter segurança no trabalho?

Qual a importância de ter segurança no trabalho?

Em primeiro lugar, para se entender qual a importância de ter segurança no trabalho, é preciso contextualizarmos o termo. Em suma, a Segurança no Trabalho, nada mais é do que um conjunto de medidas adotadas que visão minimizar os acidentes de trabalho. Assim como diminuir as doenças ocupacionais, proteger a integridade e a capacidade de trabalho dos funcionários.

Com base em números alarmantes sobre acidentes ou doenças diretamente relacionadas ao ambiente de trabalho, muitas empresas se conscientizaram quanto a importância de se investir na Segurança no Trabalho. Todavia, este crescimento ainda está muito longe de ser o suficiente.

De acordo com um relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), pouco mais de cinco mil trabalhadores morrem diariamente ao redor do mundo em acidentes de trabalho. Ou seja, a cada cinco minutos, 20 trabalhadores perdem as suas vidas. Logo, ter uma empresa ocupacional trabalhando em conjunto com a sua organização, não só se faz necessário, como muito importante para a segurança dos trabalhadores.

Além do mais, sabendo qual a importância de ter segurança no trabalho e a colocando em prática, é possível inclusive aumentar a produção. Uma vez que, a Segurança no Trabalho, possibilita a realização dos trabalhos de forma mais organizada. Desta forma, com um ambiente mais seguro e agradável, os trabalhadores tendem a produzir mais e com maior qualidade.

Normalmente, a segurança no trabalho é definida por leis e normas regulamentadoras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Que seguindo protocolos, obrigam as empresas a se organizarem. Além da ABNT, o Brasil também segue as convenções e recomendações da OIT. Todavia, é importante frisar que cada segmento profissional, possui suas próprias regras. O que consequentemente variam de acordo com o ramo de atuação da empresa.

Qual a importância de ter segurança no trabalho? – Vantagens e benefícios

No geral, assim que as novas normas de segurança no trabalho são implementadas, pode-se observar uma grande diminuição (ou eliminação) dos riscos existentes durante a execução de determinadas tarefas. Logo, saber qual a importância de ter segurança no trabalho e implementá-la, promove diversos benefícios para empregado e empregador. Como por exemplo:

Diminuição dos riscos de acidentes no trabalho

Basicamente, quando uma empresa investe em equipamentos e procedimentos mais seguros, ela também está evitando lesões e doenças que poderiam acometer seus colaboradores. Principalmente durante a execução de suas funções, que em alguns casos podem ser repetitivas e prolongadas. O que obviamente teriam um custo relevante aos seus empregadores. Assim, uma das vantagens de se ter segurança no trabalho é a prevenção e diminuição nos riscos de acidentes no trabalho.

Em resumo, com a implantação da Segurança no Trabalho, é possível detectar e evitar doenças que surgem lentamente, e em sua maioria, são difíceis de serem caracterizadas. Com por exemplo: lesão por esforço repetitivo, perda auditiva induzida por ruído, asma ocupacional entre outras. Para isso, é importante que a empresa tenha uma equipe especializada no assunto que lhe dará todo o suporte necessário.

Responsabilidade social

Sem sombras de dúvidas, uma organização que preza pela segurança dos seus colaboradores e funcionários, é uma empresa que apresenta maior responsabilidade social. Portanto, as empresas que adotam essas práticas, sabem o quão importante é amparar seus profissionais durante o exercício de suas funções e lhes fornecerem um local de trabalho adequado e seguro.

Bem como lhes proporcionarem ambientes que lhes apresentem boas condições de trabalho. Desta maneira, estes colaboradores, se sentem mais confortáveis e seguros para executarem seus trabalhos de forma satisfatória. Aumentando também a sua produtividade.

Aumento da produtividade

Assim como dito anteriormente, o aumento da produtividade também é uma grande vantagem ao se adotar protocolos de Segurança no Trabalho. Logo, quanto menor for o número de acidentes ou ausências em uma empresa (por conta de acidentes no trabalho), maior será o número de funcionários presentes. E assim, menor será o tempo de produção e maior será a produtividade.

Funcionários mais motivados

Em geral, equipes que se sentem mais seguras, que dominam e conhecem os procedimentos, costumam ser mais motivadas. Afinal, eles se sentem mais valorizados por terem sua segurança e bem-estar priorizados. O que sem dúvidas, garantem resultados positivos para ambas as partes.

Custos menores

Embora a implementação ou contratação de uma empresa especializada em segurança no trabalho podem necessitar de um investimento inicial, vale ressaltar que quando se investe em segurança, os riscos de acidentes são diminuídos e/ou eliminados. O que por sua vez, atuam diretamente na diminuição dos custos. Como por exemplo, gastos com: transporte do acidentado, atendimento médico especializado, afastamentos, licenças médicas, indenizações por acidentes etc.

Além do mais, o que muitas pessoas não contam quando se fala em redução de acidentes no trabalho, são com os reajustes dos planos de saúde. Como todos bem sabem, os reajustes são proporcionais de acordo com o seu uso. Sendo assim, quanto menor for, menor será o reajuste passado ao empregador. O que sem dúvidas, não deixa de ser um grande benefício.

Com o pressuposto fica claro que para garantir a integridade, saúde e segurança dos trabalhadores, a contração de uma empresa especializada em segurança no trabalho se faz necessária. Dito isso, descubra a seguir, como a Pro Ocupacional pode te ajudar!

Por que contratar a Pro Ocupacional para a sua empresa?

Com base no exposto no decorrer deste artigo, toda empresa e/ou organização deve garantir a segurança e integridade de seus funcionários. Bem como, promover ações que previnem doenças e acidentes de trabalho. Como vimos, as vantagens vão muito além dos benefícios financeiros, como também sociais, uma vez que valorizam a vida de seus colaboradores. Desta forma, fica fácil entender qual a importância de ter segurança no trabalho, não é mesmo? Mas você saberia por onde começar?

É neste contexto que a Pro Ocupacional pode te ajudar. Em suma, a Pro Ocupacional é uma empresa especializada na Gestão em Segurança do Trabalho. Atua com soluções inteligentes que alia expertise técnica a baixos custos. Neste ínterim, com uma equipe multidisciplinar de assessores e consultores, trabalham desde a elaboração e implantação ao acompanhamento da Gestão em Segurança e Saúde Ocupacional.

No geral, as ações promovidas e implementadas pela Pro Ocupacional, possui como objetivo reduzir os acidentes e controlar a exposição de risco de toda a equipe de colaboradores. Além disso, a Pro Ocupacional oferece serviços como: medicina do trabalho, medicina ocupacional, gestão ambulatorial, clínica médica, programas especiais, treinamento e mais.

Desta forma, descobrir qual a importância de ter segurança no trabalho é fundamental para implementar protocolos que promovam a segurança dos seus empregados. E como demonstrado neste tópico, a Pro Ocupacional tem tudo o que você e sua empresa precisa para promover a integridade, a segurança e o bem-estar que os seus funcionários tanto precisam. Portanto, entre em contato conosco e descubra como podemos te ajudar!

Tags:
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,