Conheça as causas mais comuns de acidentes de trabalho

Reunimos nesse artigo as causas mais comuns de acidentes no ambiente profissional. Conhecer as causas mais comuns se mostra uma ótima maneira de tomar as devidas precauções e evitar muitos acidentes.
acidentes de trabalho

Compartilhe

Acidentes de trabalho podem acontecer a qualquer momento. Não à toa, são inúmeras as causas que podem resultar em algum tipo de dano à integridade física dos funcionários e colaboradores, o que sem dúvidas, demonstra a importância de se estar sempre atento a qualquer possibilidade de algo ruim acontecer.

Se levarmos em conta que no Brasil, todo ano são registrados mais de 500 mil acidentes de trabalho, conhecer as causas mais comuns se mostra uma ótima maneira de tomar as devidas precauções e evitar muitos acidentes.

Pensando nisso, no artigo de hoje, reunimos as causas mais comuns de acidentes no ambiente profissional. Mas antes, vamos entender como são caracterizados os acidentes de trabalho. Acompanhe!

Como são caracterizados os acidentes de trabalho?

Resumidamente, um acidente de trabalho é definido pelo Health and Safety Executive (HSE) como um evento que resulta em lesão ou problemas de saúde a um funcionário ou colaborador. Este tipo de situação pode ser causada por uma ampla gama de circunstâncias.

Por isso, estar atento às principais causas é um ótimo ponto de partida para promover ações que realmente contribuam para a diminuição de casos de acidentes de trabalho.

Vale destacar que este tipo de ação só é possível após uma análise minuciosa de riscos no local, promovendo condutas que visam proteger e assegurar o bem-estar dos funcionários. Dito isso, vamos conhecer a seguir as principais causas de acidentes de trabalho.

Principais causas de acidentes de trabalho

De modo geral, qualquer local de trabalho é potencialmente perigoso. Afinal de contas, inúmeros fatores podem causar acidentes, desde esforço excessivo até o manuseio incorreto de ferramentas e materiais perigosos.

Além disso, há também uma infinidade de variáveis que contribuem ou influenciam um incidente no local de trabalho, entre as quais, destacam-se:

Queda em altura

Consistentemente uma das principais causas de lesões e acidentes no local de trabalho é a queda em altura, capaz de afetar, inclusive, diferentes setores produtivos. Pisos escorregadios, sapatos inadequados, falta de atenção, distração, ambientes pouco iluminados e sinalizados são algumas das causas deste tipo de acidente.

Para evitar este tipo de situação, certifique-se de que todos os funcionários estejam bem treinados conforme a Norma Regulamentadora 35.

Além disso, identificar todos os locais com potencial risco de quedas, bem como onde estão os pontos de ancoragem projetados também são ações com grande potencial de reduzir este tipo de acidente.

Tropeções também são pertencentes ao grupo de risco de queda em altura. Portanto, evite um ambiente desorganizado, com coisas e equipamentos amontoados ao redor do espaço de trabalho.

Uso incorreto de equipamentos

Ninguém deve trabalhar sem o conhecimento necessário e isso inclui desde o cumprimento de procedimentos, até treinamentos que visam ensinar o uso adequado de ferramentas e EPIs.

Este tipo de treinamento é uma das melhores maneiras de garantir a segurança dos funcionários, especialmente, ao lidar com máquinas perigosas, garantindo que tudo seja feito corretamente.

Choque elétrico

Outra das causas mais comuns de acidentes no ambiente profissional são os choques elétricos, principalmente, em indústrias. Eles ocorrem por vários motivos, seja por uma falha no próprio equipamento ou pelo mau manuseio dos funcionários.

Independente da situação, os choques elétricos devem ser levados em consideração ao implementar programas que visam proteger os funcionários e evitar este tipo de incidente.

Cansaço e sonolência

Apesar de não serem reconhecidos por muitos como um fator causador de acidentes, o cansaço e a sonolência podem causar sérios prejuízos aos funcionários, principalmente, quando estão desempenhando atividades demoradas ou que necessitam de maior foco e atenção.

Podendo gerar incidentes graves e até mesmo fatais, o cansaço não deve ser nunca negligenciado. Por isso, em determinados casos, fazer pausas em intervalos frequentes ou quando necessário é uma medida importante a ser considerada quando o assunto é acidente de trabalho.

Movimentos repetitivos

Acidentes por movimentos repetitivos são responsáveis por muitas lesões relacionadas ao trabalho. Algumas tarefas que exigem movimentos ou posturas repetitivas que podemos citar como exemplos incluem digitar em um computador, digitalizar documentos, martelar pregos, trabalhar em uma linha de montagem, usar uma britadeira, etc.

Vale destacar que são muitos os casos de funcionários afastados de suas funções por causa de doenças causadas por movimentos repetitivos, que na maioria dos casos ocorrem por conta de uma carga excessiva de trabalho ou ainda, por má postura. Por isso, garantir pausas adequadas para o descanso e treinamentos que focam na ergonomia são ótimas formas de promover a conscientização dos funcionários acerca da sua saúde.

Não usar EPI

Por fim e não menos importante, não poderíamos deixar de citar como uma das causas mais comuns de acidentes no ambiente profissional a negligencia ou a recusa em usar o EPI, mais conhecidos como Equipamentos de Proteção Individual.

No geral, os principais tipos de EPI incluem acessórios para proteger a cabeça, olhos, pulmões, ouvidos, mãos e pés. Desta forma, há sempre um equipamento mais adequado para uma determinada ação que servirá no momento mais oportuno.

Aqui, é importante destacar que a empresa deve deixar a disposição o EPI para o funcionário, que por sua vez, deve utilizá-lo da maneira correta, sempre que necessário. Promover ações e treinamentos que incentivem o uso adequado do EPI é também, uma ótima forma de combater e diminuir os riscos de acidentes de trabalho.

Como reduzir o número de acidentes de trabalho?

Como vimos, são inúmeras as razões que facilitam a ocorrência de acidentes. No decorrer deste conteúdo, destacamos as causas mais comuns de acidentes no ambiente profissional, mas é importante dizer que elas não são as únicas.

Considerando isso, a maneira mais fácil de evitar os prejudiciais acidentes de trabalho e proteger os profissionais é, sem sombra de dúvidas, promover ações e treinamentos que tenham como foco a segurança dos funcionários e colaboradores no ambiente laboral.

Neste sentido, fazer com que todos conheçam as causas mais comuns de acidentes no trabalho, pode inclusive ser o ponto inicial para discutir métodos de prevenção e cuidados entre os próprios colaboradores.

Treinamentos, palestras, implementação de cursos e programas de SST também podem ser utilizados para este fim, podendo inclusive, reduzir drasticamente o número de acidentes de trabalho.

Para se aprofundar ainda mais em nossos conteúdos nos siga no instagram teclando aqui.

Medicina
Ocupacional

Temos uma equipe de consultores e assessores, trabalhamos na elaboração, implantação e o acompanhamento, visando a redução de acidentes e o controle da exposição de riscos.

Treinamentos
Empresariais

Realizamos diversos tipos de treinamentos nas mais variadas especialidades com acompanhamento técnico e direto podendo ser aplicado dentro ou fora de nossas unidades

Anos de Mercado
+ 0
Empresas Atendidas
+ 0
Postos de Atendimento
+ 0

Precisa da nossa ajuda?
Entre em contato com nossa equipe comercial

Deixe nosso time de especialistas te mostrar nossas soluções inovadoras para sua empresa.

Como prefere entrar em contato?