Como se proteger do coronavírus no ambiente de trabalho?

Como se proteger do coronavírus no ambiente de trabalho?

Como se proteger do coronavírus no ambiente de trabalho?

Quer descobrir como se proteger do coronavírus no ambiente de trabalho? Então, confira o nosso post de hoje! Hoje, traremos dicas para você se proteger no ambiente de trabalho e ter mais segurança ao voltar para a sua família. Bem como, se manter seguro e saudável dentro e fora de casa, confira!

Nos últimos meses, o mundo foi assolado por uma espécie de “peste” que realmente o surpreendeu. Embora estejamos vivendo em pleno século 21, a natureza se provou sagaz na arte da surpresa. Muitos de nós jamais ousou imaginar o que estava por vir. Infelizmente, não soubemos lidar com o vírus de imediato, dado é claro a sua recente descoberta. O que por sua vez, causou grandes perdas e danos irreparáveis para a humanidade como um todo.

Desta forma, o baque inicial foi mordaz. Muitos perderam as vidas, muitos se infectaram e muitos outros sofrem ou sofrerão com as consequências causadas pelo vírus. Todavia, o mundo precisa voltar a girar e nossas vidas a entrar nos eixos. Assim, embora que a ameaça ainda esteja à solta, devemos aos poucos retornar ao “normal”. Portanto, no post de hoje, trouxemos dicas para você que quer descobrir como se proteger do coronavírus no ambiente de trabalho e se manter seguro e saudável! Confira!

5 dicas de como se proteger do coronavírus no ambiente de trabalho

Em março deste ano, foi publicado um documento pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que ensina como se prevenir do coronavírus, ou Covid-19. Além, de outras infecções no ambiente de trabalho. De acordo com a OMS, a adoção destas medidas visão prevenir o contágio e a propagação, além é claro, de diminuir a licença de trabalho ocasionada por esta e outras doenças.

Dito isso, é importante que todos saibam como se proteger do coronavírus no ambiente de trabalho, assim como em ambientes públicos e residências. Pensando nisso, montamos um compilado com 5 dicas simples e práticas para prevenção e combate ao coronavírus. Confira a seguir:

1.      Ambiente de trabalho sempre limpo e higienizado

Segundo os estudos relacionados a doença, uma das maneiras mais comuns de transmissão do Covid-19, é através de superfícies contaminadas. Desta forma, é importante manter a sua estação de trabalho sempre limpa e higienizada. Logo, a primeira dica de como se proteger do coronavírus no ambiente de trabalho é mantê-lo sempre limpo e desinfectado.

Para isso, limpe regularmente as superfícies das mesas, cadeiras, computadores, teclados, telefones e todo os outros equipamentos do seu local de trabalho. Neste caso, utilize um pano limpo, desinfetante ou álcool. Em suma, essa desinfecção deve ser realizada sempre no início do expediente, após o retorno do almoço e ao final da jornada de trabalho.

Além disso, neste momento que estamos vivendo, é recomendado que os funcionários e colaboradores não dividam seus equipamentos e ferramentas de trabalho. Tais como: telefone, grampeadores, computadores e instrumentos de escritórios no geral. Todavia, caso haja a necessidade, deve-se higienizar o devido equipamento após o compartilhamento.

2.      Higienização das mãos de forma correta

Sem sombras de dúvidas, a higienização é uma das maneiras mais eficazes de se prevenir o contágio pelo novo coronavírus. Em suma, as empresas devem disponibilizar aos seus funcionários, colaboradores e clientes, dispensadores de álcool em gel ou desinfetante para as mãos. Bem como, se certificar de que os mesmos, estejam sempre abastecidos.

Além é claro, de distribuir folhetos informativos com as instruções de lavagem correta das mãos e/ou realizar palestras com agentes da saúde e segurança ocupacional sobre o coronavírus aos seus funcionários. Incentivando assim, a higienização correta das mãos e prevenindo a transmissão do coronavírus entre seus funcionários, colaboradores e clientes.

3.      Higienização respiratória

Embora as duas dicas anteriores de como se proteger do coronavírus no ambiente de trabalho sejam importantes, vale ressaltar que a higiene respiratória, também é de suma importância para se evitar a transmissão e propagação desta e de outras doenças respiratórias.

Desta forma, é recomendado que ao tossir ou espirrar, cubra tanto boca quanto nariz com um lenço de papel, descartando-o imediatamente após o uso. Entretanto, caso não o tenha, segundo os agentes da saúde, deve-se utilizar o cotovelo, nunca as mãos. Além disso, deve-se evitar tocar nos olhos, boca e nariz sem estar com as mãos higienizadas.

Quanto as empresas, estas podem disponibilizar aos seus funcionários máscaras e lenços de papel para quem apresentar sintomas como coriza ou tosse. Assim como, lixos com tampa de acionamento com os pés para o devido descarte.

4.      Se estiver doente, fique em casa!

Ainda de acordo com a OMS, as empresas devem recomendar e incentivar que seus funcionários fiquem em casa, quando doentes. Principalmente, se apresentarem sintomas como febre leve (ou acima dos 37,5°) e tosse.

No geral, os casos em que os funcionários precisem tomar medicamentos que mascarem os sintomas, como ibuprofeno, paracetamol ou aspirina, a recomendação também deve ser a mesma. Em síntese, essa medida é importante, pois evita a transmissão do coronavírus e outras doenças para os demais funcionários.

5.      Mantenha uma distância segura

Por sua vez, não poderíamos deixar de falar sobre o distanciamento social. Pois, basicamente, este juntamente com as medidas mencionadas anteriormente, formam os cuidados básicos de prevenção do coronavírus.

Segundo um estudo publicado no periódico The Lancet na última segunda-feira (1 de junho), essas medidas são eficazes na redução do risco de contágio e transmissão do coronavírus. Podendo inclusive, reduzir os riscos em até 10,2% com o distanciamento de um metro ou mais; 14,3% com o uso de máscara e até 10,6% com o uso de proteção para os olhos, como os escudos faciais.

Desta forma, o recomendado é manter o distanciamento social com pelo menos um metro de distância. Além disso, no ambiente de trabalho deve-se evitar o acúmulo de funcionários e/ou colaboradores em um mesmo ambiente. No caso do refeitório, por exemplo, o rodízio de funcionários ajuda a diminuir o agrupamento e é uma ótima medida de prevenção.

Agora que você já conhece as principais formas de como se proteger do coronavírus no ambiente de trabalho que tal compartilhar este artigo com todos os seus amigos e colegas de trabalho? Além disso, deixe aqui nos comentários, quais as estratégias de prevenção que a sua empresa ou você adotou! No mais, fique seguro e mantenha-se saudável!