Você sabia que dispomos de Unidades Móveis para melhor atendê-lo?

Você sabia que dispomos de Unidades Móveis para melhor atendê-lo?

Sem sombras de dúvidas, quando o assunto é tempo nas empresas, podemos dizer que o ditado “tempo é dinheiro” está mais do que correto. Afinal de contas, muito provavelmente você como empresário sabe o quão doloso é parar a linha de produção, atendimento ou funcionamento mesmo que por poucas horas. Desta forma, a realização de exames admissionais, demissionais e periódicos se tornam uma verdadeira preocupação e corrida contra o tempo. Mas, você sabia que agora os seus funcionários não precisam mais se deslocar até as nossas unidades físicas? Isso porque, atualmente disponibilizamos das unidades móveis para melhor atendê-los! E é exatamente sobre isso que iremos tratar no artigo de hoje!

Com o principal intuito de otimizar o tempo na realização de exames periódicos completos na sua empresa, criamos unidades móveis equipadas com os melhores equipamentos e equipe médica completa para melhor atendê-lo. Desta forma, os exames são realizados sempre durante a admissão ou demissão de funcionários. Além é claro da realização dos exames periódicos. Tudo isso, enquanto o colaborador estiver na nossa empresa.

Em geral, nossas unidades móveis são equipadas para atender sua empresa e colaboradores no local em que exercem suas atividades. Ou seja, a coleta dos exames e atendimento são realizados dentro da sua empresa com agendamento prévio. Logo, o serviço é realizado com total qualidade e otimização de tempo. Assim, você não precisa se preocupar quanto a necessidade de locomoção dos seus funcionários para as nossas unidades físicas. A seguir, confira alguns dos serviços realizados em nossas unidades móveis, exames e para que servem cada um deles.

Quais são os serviços realizados nas unidades móveis da Pro Ocupacional?

Ademais, os exames e serviços realizados em nossas unidades móveis são:

Atendimento médico especializado

De acordo com os exames a serem realizados, uma equipe médica completa é montada para oferecer o melhor atendimento especializado como em nossas unidades físicas. Em geral, os especialistas são: médicos (oftalmologista, cardiologista, neurologista, fonoaudiologista etc.), enfermeiros, técnicos, entre outros profissionais da saúde. Tudo é claro, para oferecer um serviço especializado, com qualidade e segurança para os seus colaboradores e funcionários.

Acuidade visual

Basicamente, ao ser admitido por uma empresa, dependendo do segmento e atuação, o novo funcionário deve realizar testes para avaliar suas condições físicas e aptidão para o cargo. Entre os testes requisitados, está o exame de acuidade visual ocupacional.

No geral, o exame consiste em analisar se o novo colaborador possui algum problema de visão. Bem como, avaliar sua capacidade de perceber formas e contornos de objetos. A fim de é claro, constatar ser qualificado para exercer a função no qual foi contratado.

Em suma, o exame de acuidade visual realizado pelas nossas unidades móveis é realizado através da Tabela de Snallen. Sendo este considerado padrão para os exames do tipo. Normalmente, o exame consiste em dispor uma tabela a uma distância de 6 metros com diversas linhas contendo letras que vão reduzindo de tamanho.

Muito provavelmente, você já deve ter realizado o exame ao tirar ou renovar a carta de habilitação por exemplo. Neste exame, como você deve saber, o analisado deve ler todas as letras. A avaliação e aprovação do especialista, leva em conta a dificuldade ou não do paciente no processo. Que por sua vez, é definida por acuidade visual.

Audiometria ocupacional

Por outro lado, a audiometria ocupacional é um exame que tem como objetivo, avaliar o grau de audição do novo colaborador. Neste caso, os testes realizados são elaborados para trabalhadores que são submetidos a ambientes barulhentos com risco de perda funcional da audição.

Normalmente, o exame é bastante comum durante a prática da medicina ocupacional. Em síntese, o exame é realizado pelo fonoaudiologista, que após realizar o exame físico, orienta o funcionário a ser examinado, a entrar em uma cabine acústica isolada dos barulhos externos. Nessa cabine, o funcionário se senta em um banco e coloca fones de ouvidos especiais que irão reproduzir sons específicos.

Durante o exame, para cada estímulo, existe uma faixa de sensibilidade. Que por sua vez, é anotada e comparada com um gráfico padrão de normalidade. De acordo com os valores observados, é que o especialista define se o funcionário está ou não com a sua audição comprometida.

Eletrocardiograma

Por conseguinte, o eletrocardiograma, ou ECG como também é conhecido, é um exame que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca. Logo, tem como objetivo, detectar problemas relacionados ao coração, como por exemplo: arritmias, doenças coronarianas, aumento de cavidades cardíacas, infarto, entre outras patologias.

Atualmente, o exame é bastante requisitado e complementa os testes realizados durante a admissão, demissão ou periódicos na medicina ocupacional. Desta forma, dada sua importância, o eletrocardiograma também é um dos exames realizados em nossas unidades móveis.

Eletroencefalograma

Assim como o eletrocardiograma, o eletroencefalograma também faz parte dos serviços oferecidos pelas unidades móveis da Pro Ocupacional. Em suma, é um teste de diagnóstico que monitora a atividade cerebral do paciente.

No caso dos trabalhadores, o teste é realizado a fim de descartar possíveis distúrbios neurológicos ou de consciência. Para realizar o exame, é necessário fixar eletrodos no couro cabeludo do empregado. Estes eletrodos, coletam dados sobre as ondas mentais e os enviam ao monitor, que posteriormente geram gráficos para serem analisados.

De acordo com os dados destes gráficos, é que o neurologista irá interpretar, avaliar e elaborar o atestado de saúde ocupacional (ASO). Sendo este, um dos principais laudos para se confirmar a aptidão do novo contratado para a função que será por ele exercida.

Espirometria

E por falar nos principais laudos para confirmar a aptidão dos funcionários, não poderíamos deixar de oferecer o exame de espirometria. Rápido, simples e indolor, o exame é considerado como um dos mais importantes para o diagnóstico de males respiratórios relacionados ao ambiente laboral. Por esse motivo, aparece no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Existem algumas formas de realizar o teste, a mais simples consiste em soprar um bocal, liberando com toda a força, o ar dos pulmões. O ato consiste em fazer com que o espirômetro registre variáveis que posteriormente serão analisadas por um pneumologista. Basicamente, o exame consiste em analisar a capacidade respiratória do trabalhador, a fim de prevenir doenças respiratórias e agravos devido a atividade profissional exercida.

Coleta de sangue

Sem sombras de dúvidas, os checkups não poderiam ficar de fora da rotina de exames de qualquer empresa. Logo, é necessário realizar a coleta de sangue de todos os funcionários. A fim de agilizar o processo, a coleta pode ser feita através das unidades móveis da Pro Ocupacional.

Como já dissemos no decorrer deste artigo, as unidades móveis da Pro Ocupacional levam uma equipe médica completa até a sua empresa. Para que assim, você possa realizar todos os exames e serviços de Segurança e Medicina do Trabalho com a maior comodidade, qualidade, rapidez e garantia. Para mais informações a respeito, acesse aqui.