Outubro é o mês em que se observa inúmeras empresas, organizações e até mesmo prédios comerciais usando e abusando da cor rosa. Afinal, trata-se do mês da campanha Outubro Rosa, onde inúmeras ações e palestras são promovidas com o intuito de conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de mama.
Por conta disso, não são poucos os métodos criativos para jogar luz a campanha, assim, roupas, sapatos, fitas, chapéus e outros acessórios na cor rosa são usados por diversas pessoas que ao entender a importância do tema, aderiram à campanha.
Não importa o quão comercializada a mensagem tenha se tornado, usar estes lembretes sutis de inspiração fazem toda a diferença. Isso porque, promover e incentivar a campanha, além de ser uma questão de saúde fundamental, potencializa o alcance da informação sobre o tema, incentiva o autocuidado e a realização de exames.
Participe você também e se inspire para espalhar a mensagem de conscientização e prevenção precoce do câncer de mama em sua organização. Não sabe por onde começar? Então este é o post perfeito para você! Acompanhe o conteúdo a seguir e descubra como promover o Outubro Rosa na sua empresa!
O que é a campanha Outubro Rosa?
Celebrado anualmente deste os anos 90, o Outubro Rosa se refere ao mês de Conscientização do Câncer de Mama, uma campanha internacional de saúde que visa difundir informações importantes sobre o câncer de mama durante todo o mês de outubro.
Todo esse movimento surgiu da necessidade de aumentar a conscientização sobre a doença, educar as pessoas sobre métodos de prevenção e detecção precoce, bem como ainda, arrecadar dinheiro para apoiar pesquisas sobre a patologia que se estenderam a países ao redor do mundo e diminuir a taxa de mortalidade da doença.
A campanha se mostra ainda mais importante quando paramos para analisar dados e estatísticas sobre o tema. Hoje, sabe-se, por exemplo, que o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, com exceção da região Norte, onde ela ocupa o segundo lugar.
Na mortalidade proporcional por câncer em mulheres, sabe-se também que entre 2016 e 2020, os óbitos por câncer de mama representaram cerca de 16,3% do total de casos ocorridos no Brasil, liderando assim, o primeiro lugar do ranking.
É importante destacar que o câncer de mama quando diagnosticado e tratado de forma precoce, possui altas taxas de cura, superando inclusive os 90% dos casos. Além disso, é importante saber que a taxa de mortalidade aumenta conforme a faixa etária. O que destaca ainda mais a importância da conscientização e do acompanhamento médico.
A campanha Outubro Rosa trabalha exatamente neste ponto, promovendo e incentivando as mulheres a realizar o autoexame, exames complementares e realizar check-ups regularmente a fim de identificar possíveis anomalias através de exames físicos, biópsia, mamografia, entre outros.
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Como promover a Campanha Outubro Rosa na empresa?
Como vimos, a Campanha Outubro Rosa trata-se de uma campanha de saúde mundial que visa promover a conscientização sobre o câncer de mama. Desta forma, independentemente do segmento da sua empresa, promover a campanha demonstra o quão engajado e preocupado vocês estão quando o assunto é o cuidado e a atenção com os seus colaboradores.
Além de incentivar os funcionários a usar acessórios e roupas rosa que remetem a campanha, você também pode promover:
Palestras para conscientização
Promover momentos de discussão e debate sobre o câncer de mama ajudam a disseminar ainda mais as informações relevantes para o tema. Neste sentido, convocar a todos para uma palestra ilustrativa e explicativa sobre o assunto é uma forma importante de incentivar a prevenção, mostrando a importância do autoexame e a forma como ele pode ser realizado.
Campanhas nas redes sociais da empresa
A mídia social é uma ótima maneira de divulgar a conscientização sobre o câncer de mama. Não à toa, inúmeras empresas apostam em campanhas nas redes sociais da empresa que promovam o tema.
Aqui, é importante frisar que não há uma receita de bolo, cada empresa tem seu jeito único e imprimir personalidade à campanha é uma estratégia bastante interessante. Muitas empresas são criativas no Instagram com fotos e memes engraçados. Enquanto outras preferem postar conteúdos elaborados por especialistas da área.
Independente da abordagem escolhida, promover a campanha Outubro Rosa nas redes sociais da empresa é uma ótima maneira de contribuir com a conscientização e prevenção do câncer de mama.
Dê brindes para os colaboradores e clientes
Atrelar a sua empresa com uma campanha tão importante quanto Outubro Rosa é uma ótima forma de demonstrar a todos o quão preocupada e cuidadosa a sua empresa é com todos os seus clientes, fornecedores e colabores.
Pensando nisso, distribuir brindes para os colaboradores e clientes, como um laço, caneta ou sacola, além de firmar o compromisso da empresa com as causas sociais e de saúde pública, aumenta a conscientização em momentos em que as pessoas têm menos probabilidade de apoiar o câncer de mama.
Distribua cartazes e folhetos que promovam a causa
Distribuir cartazes e folhetos para todos os funcionários, clientes, parceiros e colaboradores da marca, reforçam e intensificam o alcance da informação e conscientização que a campanha Outubro Rosa tem como intuito promover.
Incentivar a realização de exames femininos
A maioria dos cânceres de mama são descobertos pelas próprias mulheres, especialmente durante o autoexame das mamas ou através da observação das mamas. Conhecer o corpo é fundamental para identificar possíveis anomalias e buscar ajuda quão breve elas sejam percebidas. Apesar disso, muitas mulheres deixam de se consultar com um especialista por medo do diagnóstico, por falta de condições ou por falta de tempo.
Considerando estes pontos, incentivar a realização de exames femininos na empresa, promovendo mutirões, também é uma ótima maneira de contribuir com a campanha, incentivar o autocuidado e possibilitar um diagnóstico e tratamento precoce mesmo que ainda não tenham sido identificadas nenhuma anomalia pela mulher.
Vale ressaltar que, apesar de ser mais comum entre o público feminino, o câncer de mama também pode afetar homens. Portanto, promover a campanha dentro e fora da empresa, se mostra como a melhor forma de conscientizar a todos sobre o risco de desenvolver a patologia.
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